Shar pei cores e pelagem

 

SHAR PEI FLOWERED

 

 

 

Os Shar-Peis Flowereds já são reconhecidos nos Estados Unidos ela AKC e na Holanda e Alemanha pela FCI inclusive na Holanda ele já esta participando de exposições, e nós acreditamos que aqui no Brasil também conseguiremos o seu reconhecimento. Por isso desde 2000 já estamos produzindo os exemplares de flowereds em nosso Canil e a sua popularidade tem chamado a atenção de todos com a sua beleza e encanto.

 

APARÊNCIA GERAL
O Shar-Pei "Flowered" é um cão de tamanho médio e construção robusta, com focinho característico, semelhante ao do peixe-boi; orelhas pequenas e triangulares; cauda enroscada e alta; pelagem áspera; e pele solta cobrindo o corpo. No entanto, a característica mais marcante de todas é o padrão diferente de pelagem branquíssima com áreas de cor na forma de manchas e pontos. O Padrão de Pelagem "Flowered" (florido ou bicolor) é característico e distingue-o do resto do mundo canino.

 

REGIÃO CRANIANA
Cabeça:
 A cabeça deve um pouco maior, proporcionalmente, do que o corpo, com pregas na testa. O crânio do Shar-Pei "flowered" é uma característica muito importante. 
Olhos:
 Devem ser escuros, amendoados e abertos; não afundados nem protuberantes, exibindo uma expressão emburrada. Em cães de coloração diluída a tonalidade dos olhos pode ser mais clara. São permitidos os pontos nas pregas sobre os olhos em filhotes, no entanto os pontos dos olhos não devem aparecer em competições. Cirurgia de entrópio constitui uma falta. 
Orelhas:
 As orelhas devem ser pequenas, triangulares, espessas, descansando bem junto à cabeça. As bordas da orelha podem manter-se planas ou enroladas para trás na extremidade (conhecidas como orelha em "tulipa"). Devem ser bem afastadas, voltadas para a frente do crânio e inclinadas em direção aos olhos. As orelhas são móveis. Orelhas eretas constituem uma falta. 
Crânio:
 O crânio deve ser amplo e achatado, com "stop" moderado. O plano da testa e o topo do focinho devem ser paralelos. Focinho: O focinho deve ter osso suficiente, com carne bastante para dar aparência quadrada à cabeça sem sinal de quebras ou falhas. (A distância do nariz ao "stop" é mais ou menos a mesma do "stop" ao occipital.) 
Nariz:
 O nariz é grande, largo e escuro. Em cães de coloração mais clara, aceita-se nariz cor de tijolo. Cães de tonalidade diluída têm nariz de cor própria. A carnatura generosa do focinho e dos lábios pode causar uma protuberância acima do nariz. 
Língua: Prefere-se a pigmentação pintalgada, já que é coerente com o padrão de pelagem "flowered", embora a língua rosada ou de pigmentação sólida não sejam penalizadas. A pigmentação deve ser azulada/negra em todas as cores de pelagem, com exceção das diluídas, nas quais a pigmentação será violeta. **A pigmentação da língua clareia um pouco com o calor.**
 
Dentes:
 Os dentes devem ser fortes, com mordedura em tesoura. Os desvios da mordedura em tesoura constituem faltas.

 

PESCOÇO, DORSO E TÓRAX 
Pescoço:
 O pescoço é grosso e musculoso, de comprimento médio e bem inserido entre os ombros. A abundância de pregas na testa e nas laterais da face devem estender-se num volume variável de dobras de pele em torno do pescoço e da garganta. 
Dorso:
 O dorso inclina-se levemente depois da cernelha e eleva-se um pouco na região lombar. Constitui falta o dorso plano, arqueado ou ondulado. 
Tórax:
 O tórax é largo e profundo, com o peitoral chegando ao cotovelo, elevando-se um pouco sob o lombo. 
Costas:
 As costas são curtas e largas. A garupa curva-se levemente para baixo até a cauda elevada. Haverá abundância de pele, formando profusas pregas em filhotes. As pregas dos adultos limitam-se à área da cernelha (ombros), e uma prega nas costas, acima da base da cauda. 
Cauda:
 A cauda é grossa na base, afinando-se em ponta. A cauda pode cair sobre as costas, descansando em curva (cauda enroscada ou rosca grande) ou pode enrolar-se bem apertada em forma de rosquinha (conhecida como rosca dupla ou pequena). A cauda deve ficar elevada, voltada para cima e sobre as costas. Os pelos da cauda de um animal de pelo médio ("brushcoat") são cheios, os pelos da cauda de um animal de pelo curto ("horsecoat") são também curtos e unidos ao corpo. A causa reta ou rebaixada constitui falta. A ausência de cauda completa é causa de desqualificação.

 

QUARTO DIANTEIRO
O Ombros:
 Os ombros são muito musculosos, inclinados e bem postados para trás. 
Patas dianteiras:
 As patas dianteiras devem ser retas, moderadamente afastadas com cotovelo próximo ao corpo, quando vistas de frente. 
Vistas de lado, as patas dianteiras são retas com ossos adequados, com calcanhar forte e flexível.
 
Os
 pés são proporcionais ao tamanho do cão. É opcional a remoção do dedo de lobo ou vestigial dianteiro.

 

QUARTO TRASEIRO 
As coxas são musculosas, cheias e bem definidas, com inclinação moderada. Os tarsos são curtos e perpendiculares ao solo, paralelos entre si quando vistos de frente. O dedo de lobo ou vestigial traseiro deve ser removido.

 

PELAGEM  caracteristicas importante no flowered.
A pelagem deve ser áspera, às vezes "espetada", afastando-se do tronco principal e, em geral, mais lisa nos membros.
 O comprimento dos pelos varia de muito curto (1,2cm ou menos, conhecido como "horsecoat" ou "revestimento de cavalo"), ao mais longo (mais de 1,2cm, sem ultrapassar 2,5cm na cernelha, conhecido como "brushcoat" ou "revestimento de escova"). A pelagem macia constitui falta. Pelagem ondulada, aparada ou com mais de 2,5cm (uma polegada) de comprimento é causa de desqualificação. Cor: Branca, e não creme, é a cor principal da pelagem, e cobre de preferência PELO MENOS 50% da cor do corpo todo. O restante da pelagem apresenta uma única coloração diversa, na forma de manchas, pontos e/ou respingos - não ha restrição de cores, sempre que tenha pelo menos 50% de branco, pode ser: preto, vermelho, chocolate, azul, creme, lilac, isabella, etc. Pelo menos três quartos da cabeça devem ser coloridos, com ênfase no padrão de cor em "V" invertido na parte de trás da cabeça, clássico do tipo "flowered". A ausência do "V" invertido constitui falta. No Shar-Pei "flowered" (florido ou bicolor), é correta qualquer cor que também seja correta para o Shar-Pei de coloração sólida, incluindo Creme, Sable (escuro ou zaino) e Mascarado (com abundância de pelos mais escuros na face, concentrados principalmente no focinho). Observe-se que é falta desqualificante a pelagem tricolor, ou seja, pelagem que apresente mais de duas cores, com exceção do cão Sable ou Mascarado. 
Movimentação:
 A movimentação é equilibrada e livre. Patas dianteiras e traseiras tendem a convergir para uma linha central com forte alcance dianteiro e impulso traseiro. O Shar-Pei "Flowered" é julgado no trote. O bom movimento é importante. 
Temperamento:
 O Shar-Pei "Flowered" deve ser alerta, confiante, digno, adaptável, inteligente, afetuoso, devotado à sua família e às vezes avesso a estranhos.

 

PRINCIPAIS FALHAS
Menos de 50% do corpo branco, Menos de três quartos da cabeça colorido Ausência do padrão em "V" invertido na base do crânio. Linha do dorso incorreta. Cauda rebaixada. Desvios da mordida em tesoura.

 

DESQUALIFICAÇÕES 
Orelhas eretas,pelagem macia, ondulada, aparada ou com mais de 2,5cm (1polegada) de comprimento. Pelagem tricolor, ou seja, pelagem com mais de duas cores, com exceção dos cães Sable (zainos) ou Mascarados. Qualquer cor correta num Shar-Pei sólido é correta também no Shar-Pei "Flowered".